
Mulheres que transformam: A presença feminina no STEM
A presença masculina é majoritária quando falamos em STEM, que são as áreas da Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematics).
A falta de representatividade feminina nessas áreas continua sendo um desafio global, e para quebrar estereótipos e provar o potencial da mulher em áreas como STEM, existem caminhos a serem seguidos.
Desafios para mulheres em STEM
Estima-se que uma mulher a cada quatro homens consiga emprego nas áreas de tecnologia e engenharia no mercado de trabalho. Esse padrão se repete por alguns desafios enfrentados pelas mulheres, são eles:
- Falta de conscientização entre gerações.
- Carência de informações sobre as possibilidades de carreiras dentro das áreas.
- Desigualdade socioeconômica.
- Fatores de interseccionalidade e classe que afetam meninas desde o colégio até a formação de suas carreiras.
- O preconceito de gênero.
- A falta de modelos femininos que se consagraram na área para romper com padrões.
De fato, são diversos os pontos de discussão para analisar esse fator social. E para transformá-lo é importante quebrar antigos paradigmas e trazer mais informação e acesso às mulheres, para que assim, possa existir uma representatividade feminina dentro das áreas STEM que abra caminho para futuras gerações.
Diversidade de gênero e Inovação.
A discussão de gênero dentro do STEM é muito necessária. Falar sobre a disparidade entre gêneros nas áreas de tecnologia e matemática abre portas para a transformação.
Existe hoje uma busca maior de incentivo, programas em redes como Linkedin e dentro de processos seletivos, visando aumentar a equidade dos times nas empresas.
Com o surgimento do ESG, as empresas se conscientizaram sobre como a sustentabilidade e a diversidade engrandecem uma companhia, trazendo resultados expressivos para os números.
A pauta entrou para o mundo dos negócios e é concreta sua expressão de multinacionais a startups. A presença da diversidade em equipes faz com que os pontos de vista diversos se complementem em discussões e construções que promovem uma visão mais 360 do negócio, com soluções mais inovadoras e criativas.
Diversos estudos demonstram que equipes diversas tendem a ter um desempenho superior, pois diferentes perspectivas ajudam a resolver problemas de maneira mais criativa e eficaz. Isso se aplica diretamente às áreas de STEM, onde soluções inovadoras podem ser mais facilmente alcançadas quando há uma troca rica de ideias e experiências entre pessoas de diferentes origens.
Mulheres que Transformam: relatos inspiradores em STEM
Para contribuir com a mudança desse cenário, o Kwowledge Hub em parceria com o Hub Mulher, está lançando o livro “Mulheres que transformam: relator inspiradores em STEM”.
O livro reúne relatos que inspiram e provam o poder da mulher em áreas como essas. Cada relato é uma prova de que, com coragem, determinação e apoio adequado, as mulheres podem não apenas entrar em áreas dominadas por homens, mas também transformá-las, criando soluções inovadoras e liderando projetos de impacto.
O lançamento do livro é apenas o começo de uma jornada mais ampla por um futuro mais igualitário e tecnológico. Queremos envolver todos — homens e mulheres, professores, gestores e líderes de empresas — nessa causa. Promover a igualdade de gênero em todas as esferas de ensino e no mercado de trabalho é uma responsabilidade coletiva.
A mudança começa com pequenas ações que se somam, criando um movimento em prol de um futuro mais justo, diversificado e inovador. Você vem com a gente?